Muitas empresas, apesar de investirem muito (ou não) em suas redes sociais, não conseguem resultados expressivos. Isso está ligado a vários fatores, mas tudo começa no DNA da sua empresa.
Já discuti aqui antes outros aspectos do porquê as pessoas não tem resultado nas Redes Sociais, abordando mais especificamente os problemas relacionados a gestão do negócio e visão sobre conteúdo.
Após anos na área observando empresas de vários portes e setores, uma coisa ficou muito clara:
NÃO DÁ PARA PASSAR UMA IMAGEM QUE VOCÊ NÃO TEM! Fim de papo.
O que eu quero dizer com isso é, que se a sua empresa não está “redondinha”, se na constituição dela, no DNA, ela não tem diferencial algum, não tem o que mostrar de “valor” (valor percebido) para o cliente, o resultado não virá. Seu resultado nas redes sociais mesmo com o “melhor social media do mundo” vai ser variável (para não dizer, ruim).
Se você, empresário, não sabe o que o diferencia dos seus demais concorrentes, como poderá vencer a disputa pelo cliente?
Já passamos da era onde somente o preço importava, hoje o cliente quer mais. Ele quer preço, mas ele vê além dele, considera os atributos, a responsabilidade social e ambiental da empresa dente outros fatores.
É qualidade que ele quer? NÃO! A qualidade é o básico que se espera de uma marca ou produto.
Ele quer a EXPERIÊNCIA!
Mas de novo essa conversa de experiência. SIM! De novo. Enquanto você não entender que, nos tempos de hoje, criar uma experiência positiva em todos os pontos de contato com cliente faz parte da sua venda, não adianta “bater” em vendedor.
Se você realmente conseguir criar valor e criar vínculo com seu cliente, ele se tornará um cliente leal. Um cliente leal interage com sua página e indica. Fala bem nos seus anúncios e dá avaliações positivas.
A venda a qualquer custo pode trazer a venda para hoje, mas ela não te mantém no mercado. Porque se tem uma coisa que a internet (as pessoas) têm, é memória!
E, se você “pisar na bola”, a sua empresa pode ir ladeira abaixo sem freio e para recuperar e reconstruir a imagem da marca, o caminho é bem longo.
Nesse momento, você pode estar se perguntando: “Então o que eu faço?”
A primeira coisa que você precisa fazer para melhorar o resultado nas redes sociais é:
Analise se, de fato, em relação aos seus concorrentes, a sua empresa realmente tem um diferencial competitivo que seus clientes possam querer.
Se você não tem, já passou da hora de criar um. Melhore seu produto, sua empresa, sua marca, sua fachada. Entregue mais e venda mais.
Segunda coisa que você precisa fazer para melhorar o resultado nas redes sociais é:
ATENDIMENTO! Se você observar na internet, Google e em páginas de reclamação, o maior percentual das reclamações feitas pelos consumidores é em relação ao atendimento.
Quantas vezes já vi um “dono” de empresa gritando com funcionários ou sendo grosseiro com o cliente! Se isso acontece no dia a dia da empresa, acha mesmo que as Redes Sociais vão salvar a lavoura?
Como eu disse, qualidade é sua obrigação. Bom atendimento é o básico. E as empresas continuam pecando no básico e criando equipes de vendas imensas, super bem pagas, cheias de metas, mas com um produto e uma empresa que pouco se vende e se banca.
Muitas empresas, mesmo sem investir em mídias, acabam conseguindo fluxo de clientes organicamente durante muito tempo, o que cria um “comodismo”, até que um dia concorrente mais especializado ou uma crise econômica mudam o mercado.
Esse empresário que nunca investiu e não tinha profissional de marketing, corre para o mercado fazer a contratação esperando obter um resultado milagroso e imediato. Já sem dinheiro para investir, começa a considerar esse profissional uma “despesa” na empresa pela demora em conquistar resultados (demora porque não tem diferencial e nunca investiu em nada).
Essa é mentalidade que precisa mudar. Você precisa investir em marketing sempre! Marketing é uma construção que leva tempo e precisa ser persistente (o tempo todo). Não deixe faltar gasolina no seu avião.
Terceira coisa que você pode fazer para ter o resultado nas redes sociais é:
Arrume sua casa, depois convide as pessoas!
Pode não parecer para você, mas a percepção visual que as pessoas têm da sua empresa, marca, estrutura física, endereço físico, conservação do mobiliário e do imóvel, apresentação pessoal dos colaboradores, veículos da empresa, layout da loja, vitrines, atendimento telefônico, atendimento na internet, apresentação nas redes sociais, conta e muito. Chamamos isso de pontos de contato do cliente.
Mesmo que inconscientemente, as pessoas fazem um pré-julgamento da sua empresa em todos os aspectos e, isso, constrói a experiência que ela tem com sua marca. E se você pensar bem, você também faz isso com tudo que consome, não faz?
Como sua marca se apresenta, o tom da voz que usa nas redes sociais, os materiais que o cliente recebe, o atendimento na loja e tudo que ele vê, constrói uma identidade da sua marca. É por isso que a gestão de marca é tão importante, para que você consiga passar a imagem correta, criar um posicionamento correto para atingir o público que realmente tem potencial para comprar de você.
Quarta coisa que você pode fazer para ter o resultado nas redes sociais é:
O problema pode ser VOCÊ!
Quando digo VOCÊ, quero dizer, que empresas menores (ou até mesmo grandes empresa familiares), muitas vezes são geridas pelos próprios fundadores (ou donos, proprietários). Ter uma empresa no Brasil é uma vitória!
Mas se você quiser mantê-la aberta, precisa MAIS que boa vontade.
A cultura da empresa é o próprio reflexo da gestão do empresário. Se você tem um perfil centralizador e conservador, possivelmente você terá problemas de crescimento com a sua empresa, pois tudo precisa ser do seu jeito ou não será de jeito nenhum. Tende a espalhar a culpa para todos sobre os problemas derivados da sua própria inabilidade para gestão. A culpa é de todos, menos sua.
Perfis autoritários terão, invariavelmente, problemas com equipe a vida toda. E não adianta jogar a culpa na crise, no concorrente ou nos outros. Empresa boa tem cliente sempre, na crise ou não.
Se você gere sua empresa como uma “economia doméstica”, provavelmente você também terá problemas financeiros na sua empresa uma hora ou outra. É preciso se cercar de profissionais capacitados para auxiliar a empresa em todos os aspectos, profissionalizar-se e confiar no trabalho das pessoas, delegar.
Meu principal conselho nesse momento: ABRA SUA CABEÇA, NÃO PARE NO TEMPO E SE ESPECIALIZE!
Se você não sabe fazer, coloque quem saiba para fazer. O técnico não pode jogar por todos os jogadores em campo…
Saiba montar seu time e ganhe o jogo!
Para fechar, tem uma frase que gosto sempre de dizer:
Se o sorveteiro não gritar, ninguém sabe que ele está passando.
Invista no seu marketing da forma correta. Arrume sua casa e trate bem a visita quando ela chegar.
Ainda Sem Respostas.